Função NÃO - Excel

por João Henrique

A função NÃO() é mais uma função lógica, isto é, uma função que trabalha com os valores VERDADEIRO e FALSO. Por sinal, você já reparou que NÃO VERDADEIRO é igual a FALSO? E que NÃO FALSO é igual a VERDADEIRO? Isso é o que a função NÃO() faz: inverte um valor lógico - o que era verdadeiro passa a ser falso, e o que era falso passa a ser verdadeiro.

Sintaxe: NÃO(ValorLógico)

Então a gente já sabe que o resultado de =NÃO(VERDADEIRO) é FALSO, assim como o resultado de =NÃO(FALSO) é VERDADEIRO. Se você já viu nosso material sobre as funções OU e E, sabe que as funções lógicas são ótimas para definir condições. Nós usamos a função NÃO para definir condições cada vez mais complexas. Vamos ver alguns exemplos.

Digamos que queremos identificar em uma listagem de pessoas todos aqueles que são estudantes. Para isso, podemos fazer uma comparação simples, como mostra a figura abaixo: a profissão da pessoa é igual a "Estudante"?


E se em vez de identificar os estudantes, quisermos identificar todos os que NÃO são estudantes? A-há, para isso podemos usar a função NÃO:

Exemplo de fórmula NÃO no Excel

Pronto! Como você pode observar, o resultado é exatamente o inverso da primeira fórmula. Mas peraê, não poderíamos usar a primeira fórmula, substituindo o sinal de igual (=) pelo sinal de diferente (<>)? Sim, poderíamos, ficaria assim: =C3<>"Estudante"  , o que é equivalente à fórmula =NÃO(C3="Estudante").

Com isso chegamos à conclusão deste post: a função NÃO, apesar de ser útil, não é uma função imprenscindível.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para receber mais dicas de Excel por e-mail.

Veja também: