Função SEERRO - Excel

por João Henrique

A função SEERRO avalia se uma dada expressão/valor resulta em erro. O resultado é a própria expressão, a não ser no caso em que o resultado da expressão seja um erro. Nesse caso, o resultado será um valor alternativo (ValorSeErro).

Sintaxe: SEERRO(Expressão; ValorSeErro)

Fluxograma explicando a função SEERRO


Vocês já devem ter visto alguma célula no Excel onde está escrito #DIV/0!, #N/D, #REF!, ou algo assim. Esses nomes estranhos representam um tipo de erro. Por exemplo, se você escrever a fórmula =10/0 o resultado será #DIV/0!, indicando que ocorreu um erro uma vez que não é possível dividir um número por zero.

Quando tentamos fazer uma operação utilizando um valor de erro, o erro irá impedir que façamos nossas contas. Veja o exemplo da figura abaixo. Nela, temos um valor total que é calculado pela soma das células C2, C3, C4 e C5. Como o cálculo da Média 2 (C3) deu erro, o resultado da nossa soma também terá esse erro (C6).



Se a nossa conta tiver um valor padrão, que possa ser usado quando a fórmula dá um erro, podemos usar a função SEERRO. Neste nosso exemplo, podemos assumir que um erro é equivalente a zero, de forma a não influenciar nossa soma. Para isso, iremos alterar as fórmulas. A fórmula em C2, que era =E2/F2, vai passar a ser =SEERRO(E2/F2;0), C3 vai ser =SEERRO(E3/F3;0), e assim por diante. Ou seja, o resultado deve ser a divisão do valor da coluna E pelo valor da coluna F, mas se houver algum erro o resultado será 0. Com isso, evitamos o erro em C3 ao dividir 30 por zero, como mostra a figura abaixo.

Função SEERRO no Excel


Uma outra possibilidade é usar SEERRO para dar um resultado um pouco mais legível em caso de erro. Por exemplo, =SEERRO(E3/F3; "Erro na conta") significa que se a divisão E3/F3 der erro, a mensagem "Erro na conta" será exibida.

Exemplo de fórmula SEERRO no Excel


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para receber mais dicas de Excel por e-mail.

Veja também: