mai
02

Identificar células pelo nome no Excel - Definir Nomes

por João Henrique

É possível utilizar nomes para identificar células ou grupos de células no Excel. A gente já conhece o sistema de referências normal do Excel, baseado em colunas e linhas: A1, B1, A2, B2, e assim por diante. Além disso, o Excel permite que a gente defina nomes para certas células - por exemplo, a gente pode dizer que a célula A2 se chama idade. Daí, quando for escrever uma fórmula que utiliza o valor de A2, podemos escrever usando o nome dela (idade), em  vez de sua referência (A2). Por exemplo, para calcular o dobro de A2, podemos escrever =idade*2  , que vai ter o mesmo resultado de  =A2*2  .

E qual é a vantagem disso? A maior vantagem é que isso tende a facilitar o entendimento da fórmula. Por exemplo, ao ler a fórmula =idade*2 vemos logo de cara que estamos calculando o dobro de uma certa idade. Por outro lado, quando lemos =A2*2  precisamos primeiro descobrir o que é A2 (é um salário? é uma idade? é uma data?) para só então compreendermos a fórmula. Mas isso também possui uma desvantagem: se quisermos mudar o valor de idade precisamos primeiro descobrir onde é que está essa célula, não é mesmo? Para saber como identificar células no Excel utilizando nomes, siga o passo a passo a seguir.

Como definir nomes no Excel




Como exemplo, utilizaremos uma simples planilha de controle financeiro pessoal. Nessa planilha nós preenchemos todos os nossos rendimentos e despesas, somamos os seus totais e calculamos o lucro (ou prejúizo!) do mês. O cálculo do lucro é feito subtraindo-se o total de despesas (C13) do total de rendimentos (C6), como mostra a figura ao lado.


O que iremos fazer é definir um nome para a célula C6 (RendimentosTotal) e outro para a célula C13 (DespesasTotal). Para começar, clique na célula C6.






Após clicar na célula que queira nomear (1), clique na guia Fórmulas (2) e clique no botão "Definir Nome" (3), conforme mostrado na figura abaixo (clique na figura para ampliar).

Após clicar em "Definir Nome", irá aparecer uma janela igual à da figura abaixo. Nela você irá dizer o nome que você quer dar à célula (4) e possíveis comentários que você queira fazer sobre esse nome (5). Adicionalmente, você pode dizer se esse nome será utilizado para toda a pasta de trabalho aberta, ou se apenas para alguma  planilha em particular (6). Após preencher esses campos, é só clicar no botão Ok.

Após clicar em Ok, você pode observar que o nome foi atribuído à célula que a gente selecionou (figura abaixo). 

Fórmulas com nomes no Excel

Após fazer o mesmo com a célula C13 (DespesasTotal), podemos usar o nome dessas células nas fórmulas que quisermos. Confira na figura abaixo o exemplo para cálculo do lucro mensal =RendimentosTotal-DespesasTotal
Os nomes funcionam da mesma forma que as referências normais, você pode usar DespesasTotais da mesma forma que você usaria C6 na hora de escrever suas fórmulas. Você pode até considerar o nome como um apelido, uma forma alternativa de chamar C6. Você pode inclusive usar nomes e referências na mesma célula, como  =DespesasTotais-C13+C20

Gerenciando nomes em planilhas

Para gerenciar os nomes das suas planilhas, basta ir na guia "Fórmulas", botão "Gerenciador de Nomes". Todos os nomes utilizados na planilha serão exibidos em uma janela como a da figura a seguir. Para alterar algum nome, basta selecioná-lo nesta janela e clicar no botão "Editar..."

Espero que você tenha gostado desse interessante recurso do Excel. Mesmo se você não o utilize com frequência, é importante conhecer o recurso "definir nomes" e "gerenciador de nomes" do Excel para quando você encontrar uma fórmula que utilize nomes em vez de referências já saber do que se trata.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para receber mais dicas de Excel por e-mail.