set
03O que é: Formatar
Formatar possui 2 significados em informática. O mais conhecido (e temido) significa simplificadamente "apagar todos os dados do seu disco rígido". O outro significado, e o que interessa a gente, significa "mudar a forma".
Como imagens valem por mil palavras, veja um exemplo:
Sacou? Nessa imagem temos 3 textos similares, mas visualmente bastante distintos. A maioria das opções de formatação ficam na guia "Início", e incluem:
- Mudar a fonte
- Mudar a cor (do texto, do fundo, da borda)
- Mudar características da fonte (negrito, itálico, sublinhado, tamanho...)
- Mudar o alinhamento (centralizado, esquerdo, justificado...)
- Mudar a direção do texto
- Mudar as bordas
Uma formatação bem feita pode deixar sua planilha com uma aparência mais profissional e agradável, além de facilitar a análise dos dados.
Veja também: Como deixar suas tabelas mais bonitas
Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para receber mais dicas de Excel por e-mail.