Modelo de pirâmide etária
Para todos os geógrafos do meu Brasil varonil (e de fora também, quem sabe...), disponibilizo este modelo de pirâmide etária. Esse tipo de gráfico é muito utilizado para representar a distribuição da população de um determinado lugar. Exemplos? Veja a distribuição no Rio Grande do Sul ou em São Paulo.
Para que vocês não tenham que fazer o gráfico na mão, é só usar esta planilha e alterar os valores. Fiz 4 opções de gráficos, que acredito sejam os mais usados, mas você pode alterá-los como quiser para adequá-los às suas necessidades.
A figura acima mostra as pirâmides populacionais que vão de 0 anos a 60 ou mais, sendo que o primeiro varia de 10 em 10 anos e o segundo de 5 em 5 anos. Além desses, a planilha tem os gráficos até 80 anos ou mais, de 10 em 10 anos ou de 5 em 5.
Para fazer seu próprio gráfico é simples. Cada gráfico possui uma tabelinha como a abaixo. É só você alterar os dados que as alterações serão refletidas no gráfico. Mas atenção: os dados da população masculina devem ficar com o sinal negativo. Assim, em vez de escrever 10000 para os homens, escreva -10000.
Para você que se perguntava como fazer pirâmides etárias no Excel, o problema está resolvido. Agora é só copiar o gráfico e usar na sua monografia, apresentação, ou onde quiser. Bom proveito!
Para baixar: