Função CONT.SE

por João Henrique

A função CONT.SE é tão útil, mas tão útil, que fiquei surpreso hoje ao perceber que eu ainda não tinha explicado essa função para vocês. Vejamos alguns exemplos em que ela pode ser utilizada:

Para que serve a função CONT.SE

Em uma planilha de funcionários podemos usar a função CONT.SE para descobrir: quantos funcionários são homem/mulher? Quantos funcionários ocupam o cargo de auxiliar administrativo? Quantos funcionários têm treinamento em primeiros socorros?...

Também podemos usar o CONT.SE, por exemplo, em uma planilha comparativa de carros: quantos carros são da Fiat/Volkswagen/Ford/etc? Quantos carros têm câmbio automático? Quantos carros custam menos do que 20.000? Quantos carros são de antes de 2008?

Acho que já deu pra perceber que a função CONT.SE serve para contar a quantidade de um certo tipo de dado nas nossas tabelas.


Como utilizar a função CONT.SE


      Sintaxe: CONT.SE(células; critério)

O primeiro argumento da função é o intervalo de células que iremos contar, enquanto o segundo argumento é o critério que será utilizado para saber se aquele elemento deve ser contado ou não. Hein? Dá uma olhada nessa tabela de exemplo:


Vamos contar quantos funcionários são do sexo masculino. A informação do sexo está na coluna C, então as células que iremos utilizar são as células de C3 até C7 (C3:C7). O sexo masculino está representado pela letra M maiúscula, então esse será nosso critério. Ou seja, a nossa fórmula ficará assim: =CONT.SE(C3:C7;"M")

Exercício: como seria a fórmula para calcular a quantidade de funcionários do sexo feminino?


No caso de números, podemos usar os operadores maior que, menor que, etc. Por exemplo, para calcular a quantidade de funcionários com salário maior que 2000, podemos usar a seguinte fórmula:  =CONT.SE(D3:D7;">2000"). Observe que como o salário está na coluna D, as células na nossa fórmula vão ser de D3 até D7 (D3:D7). Os operadores de comparação que a gente pode usar são:

>  Maior que
< Menor que
>= Maior ou igual a
<= Menor ou igual a
<> Diferente de


Por último, vamos calcular quantos funcionários possuem curso de Excel. A princípio, a gente pode pensar em fazer assim:  =CONT.SE(E3:E7;"Excel") . No entanto, essa fórmula não é correta, pois contaria apenas aqueles funcionário cujo curso seja exatamente igual a Excel (no caso, Ana), mas não contaria os que também tem outros cursos (João e Maria). A fórmula correta seria assim:  =CONT.SE(E3:E7;"*Excel*") .

Aí você pergunta: o que são esses asteriscos na fórmula? Esses asteriscos representam... qualquer coisa; por isso ele é chamado de caractere curinga. Como colocamos um asterisco antes da palavra Excel, ele vai contar todas as células que tenham qualquer coisa antes da palavra Excel. Como também escrevemos um asterisco depois da palavra Excel, qualquer célula que tenha qualquer coisa escrita depois de Excel também será contada.


Exemplos da função CONT.SE

Para concluir, veja alguns exemplos de contagem, com as respectivas fórmulas:


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para receber mais dicas de Excel por e-mail.

Veja também: