mai
23

Par ou ímpar Excel como descobrir

por João Henrique

Quer descobrir se um valor no Excel é par ou ímpar (automaticamente, claro...)? Para isso iremos usar um truque muito familiar a quem trabalha com programação: dividir o número por 2 e verificar o resto. Se o resto da divisão for 0, quer dizer que o número é par; se o resto da divisão por 2 for diferente de zero, o número é impar.

Existem várias formas de fazer essa verificação de par/ímpar no Excel. Eu sempre faço utilizando a função MOD, que dá como resultado o resto de uma divisão (a-há!). Daí uso a função SE para verificar se o resto da divisão é zero (par) ou não (ímpar). A fórmula fica assim:

 =SE(MOD(D2;2)=0;"PAR";"ÍMPAR")

Sendo que D2 é a célula que contém o valor que queremos verificar se é par ou ímpar. Veja um exemplo da fórmula sendo utilizada na figura abaixo.



Vejamos como funciona(!) essa função pedaço a pedaço:

1) MOD(D2;2) - Calcula o resto da divisão de D2 por 2
2) MOD(D2;2)=0 - Essa é a parte que realmente importa! Compara o resultado acima com 0. Se for igual, o resultado é VERDADEIRO; Se não, o resultado é FALSO.
3) SE(VALOR_LÓGICO;"PAR";"ÍMPAR") - Se o VALOR_LÓGICO for VERDADEIRO, o resultado da função SE é o segundo argumento (no caso, "PAR"). Se o VALOR_LÓGICO for FALSO, o resultado da função SE é o terceiro argumento (no caso, "ÍMPAR").
4) SE( MOD(D2;2)=0 ;"PAR";"ÍMPAR")  - Pronto, essa é a fórmula completa. Se o resultado da divisão de D2 por 2 for igual a zero, o resultado é "PAR"; se não, o resultado é "ÍMPAR".

Vale lembrar que o Excel tem uma função chamada PAR, mas que não tem nada a ver com par ou ímpar. A função PAR serve para arredondar números.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para receber mais dicas de Excel por e-mail.