out
29

Gerenciando seu blog com o Excel

por João Henrique

Como todo empreendimento, o sucesso de um blog demanda um certo nível de gerenciamento. Para ajudar os colegas blogueiros, estou disponibilizando um modelo para gerenciamento de blog, que é o que uso aqui no Dicas de Excel.

O modelo é um arquivo único que contém 3 simples planilhas: Info, ToDO e Idéias para posts. Na primeira você pode colocar as métricas que você costuma acompanhar e algumas informações gerais. Com essa planilha eu fico sempre de olho no meu recorde de visitação e na minha média semanal, além de ter fácil acesso aos dados das minhas contas em sites de busca, diretórios de blogs e de notícias.

A segunda planilha é uma Lista de Tarefas. Nela eu armazeno tudo que pretendo fazer relativo ao blog (com exceção dos posts em si), assim quando eu tiver um tempo para dedicar ao blog não terei ainda que pensar no que fazer.

A última planilha, e talvez a mais útil, é a que tem uma lista de idéias para posts. Com ela eu fico tranquilo por que sei que mesmo que eu passe 2 meses com um branco nas idéias ou sem tempo de ir atrás de idéias para posts, ainda terei idéias o suficiente pra não deixar o blog parado =)

Além da própria experiência que tenho tido com este blog, esse modelo foi baseado em dicas que encontrei no post "31 Days to Becoming a Better Blogger". Você pode adicionar na planilha as informações que quiser, como um acompanhamento mais detalhado de visitação ou de rendimentos. Compartilhe sua experiência nos comentários, será muito bem vinda!

Sugestão: altere a aparência das planilhas para ficarem parecidas com o seu blog, assim você se sentirá mais em casa. Se precisar de ajuda com isso, confira a série de posts "Como deixar suas tabelas mais bonitas".

Para baixar:
- Modelo para gerenciamento de blog (Excel 97-2003)
- Modelo para gerenciamento de blog (Excel 2007)

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para receber mais dicas de Excel por e-mail.