Como fazer contas rapidamente no Excel
Estudando seus usuários, a Microsoft viu que algumas funções do Excel são bem mais utilizadas do que outras, como Soma e Média. Para facilitar, ela então agrupou essas funções em um botão chamado AutoSoma.
Apesar do nome, esse botão permite não só a soma automática, como também os cálculos de média, contagem de números, valor máximo e valor mínimo (Excel 2007). No exemplo abaixo, temos uma simples tabela que mostra uma lista de produtos e seus respectivos preços. Ao selecionar as células que têm o preço e apertar o botão "AutoSoma" (localizado na guia "Início"), aparece uma nova célula com o resultado da soma.
Para usar as outras funções, basta em vez de clicar diretamente no "AutoSoma", clicar na pequena seta para baixo no lado direito do botão, e escolher a opção desejada. Por exemplo, se desfazermos a soma anterior e escolhermos a opção "Máx", vemos que o maior preço dos produtos dessa tabela é R$10.900.
Se você clicar na célula em que o Excel apresenta o resultado, vai ver uma seta também no lado direito. Se você clicar nela, pode trocar a função utilizada.
As funções acessíveis pelo botão de Auto Soma são:
- Soma - soma todos os números das células selecionadas
- Média - calcula a média entre todos os números das células selecionadas
- Contar Números - conta quantas células são números nas células selecionadas
- Máx - diz qual o maior número dentre os números das células selecionadas
- Mín - diz qual o menor número dentre os números das células selecionadas